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O remapeamento de ECU, conhecido como também chip tunning, chip de potência e chipagem, é uma técnica originária da Europa, nos anos 80. Esse método surgiu juntamente com a criação dos primeiros veículos com injeção eletrônica digital, pois os sistemas anteriores utilizavam tecnologia analógica.

Aqui no Brasil, a técnica passou a ser conhecida por volta dos anos 2000, devido à grande procura por conversões de veículos movidos a gasolina para álcool.

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Reprogramação em andamento

ECU

Para entender Remap, é preciso saber que todos os veículos com injeção eletrônica possuem um computador central. Esse computador controla os parâmetros de funcionamento do motor, conhecido como ECU ( Eletronic Control Unit- Unidade de Controle Eletrônico).  O Remap é, sobretudo, uma reprogramação feita no veículo que tem como intuito melhorar sua performance. Reprogramando o módulo da injeção para melhorar a potência e torque, o Remap traz certa economia no consumo de combustível. 

A reprogramação é feita pela calibração do software da ECU, que se dá através de um processo delicado. As modificações precisam ser avaliadas a fim de que o Remap não prejudique nenhum componente da mecânica do carro. Assim, é garantido que o aumento no desempenho seja de maneira progressiva e linear.

Por não alterar a mecânica do carro, o Remap surge como uma ótima oportunidade para a melhora do desempenho. Por isso, seu custo é relativamente baixo em comparação com as outras formas de incremento de potência.

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