dpf-e-egr

Ultimamente, recebemos na oficina alguns veículos diesel entrando em modo de proteção, falhas de funcionamento e consumo exagerado de combustível. Tudo culpa ou do DPF ou do EGR. Mas, você sabe o que significam essas siglas?

O que é “DPF”?

O “DPF”, do inglês, “Diesel Particulate Filter” ou “Filtro de partículas de Diesel”, é um filtro desenvolvido para remover as partículas de diesel dos escapes dos veículos. Os sensores do DPF trabalham quando o filtro chega em aproximadamente 45% de saturação, injetando, assim, um aditivo e fazendo a combustão da fuligem acumulada.

Explicação DPF
Funcionamento do DPF

E por que desligar? Porque, em maioria, utiliza-se o desligamento do DPF para a utilização de escapes diretos em camionetes Diesel, fazendo com que elas não entrem em “modo de proteção”. Quando isso ocorre, uma luz de emergência acende no painel, indicando ser necessário realizar a troca imediata do filtro. 

Através da reprogramação, é possível fazer a instalação de um cano de “DPF Delete” (cano direto sem filtro), muito vantajoso para o proprietário do veículo, pois o mesmo permite a não realização da troca de filtro (que pode ter um custo bem elevado em uma concessionária), além da redução na emissão de gases, deixando o veículo mais econômico. 

O que é “EGR”?

A válvula “EGR” (Exhaust Gas Recirculation) ou “Recirculação dos gases de Escape” é posicionada entre o coletor de escape e o coletor de admissão e participa ativamente do controle de emissões poluentes provenientes da queima de combustível. Em suma, serve para reciclar os gases no interior do motor antes de serem expelidos para a atmosfera.

EGR explicado
Funcionamento EGR

O principal malefício do sistema é o regresso de grandes gases de escape. Esse regresso faz com que o coletor e circuito de admissão acumulem sedimentos e resulte na perda de vida útil, eficácia e economia do motor. Ao fazer o desligamento, evita-se o mau funcionamento do veículo, e até mesmo panes com o passar do tempo.

A Force Performance apresenta soluções para a remoção desses sistemas através da reprogramação. Oferecemos para a sua caminhonete mais potência e maior economia no consumo de combustível e manutenções mecânicas. 

Consulte nossos especialistas e saiba mais!

Tags
No Tag

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *